quarta-feira, 15 de setembro de 2010

NEWTON



Apple Newton (ou simplesmente Newton, ou Newton Message Pad) é um modelo de PDA com tela sensível ao toque, reconhecimento inteligente de escrita, memória flash e processador RISC, lançado pela Apple Computer em 1993. Embora tenha sido lançado 3 anos antes do famoso (e tecnicamente inferior) Palm Pilot, o Newton não se tornou um sucesso de vendas devido ao seu custo elevado e acabou sendo descontinuado em 1998.

RS6000



A família RS/6000 é baseada na arquitetura RISC – Reduced Instruction Set Computing. A concepção inicial da arquitetura RISC era criar um uma máquina com um clock muito rápido que pudesse processar instruções a uma taxa de uma por ciclo. Para alcançar este objetivo, a técnica natural utilizada era o pipeline. Hoje em dia, as máquinas chamadas RISC, na verdade, possuem uma arquitetura híbrida, fugindo um pouco das características puramente RISC. Este é o caso da família RS/6000. O RISC System/6000 (RS/6000) foi anunciado pela IBM às 10:00h – horário do leste dos Estados Unidos – em uma quinta-feira 15 de fevereiro de 1990.

OSBORNE 1



O Osborne 1 foi o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido, lançado em abril de 1981 pela Osborne Computer Corporation.Um dos motivos do grande sucesso do Osborne foi o fato dele ser o primeiro computador a vir já com software instalado: o processador de texto WordStar, a planilha SuperCalc, linguagem de programação BASIC e o sistema operacional CP/M, entre outros, que juntos perfaziam um total de quase US$ 2.000,00 de software - mais do que o próprio preço do computador.

VAX



VAX é uma arquitectura de computadores de 32 bits que suporta um conjunto de instruções ortogonais (código de máquina) e endereçamento virtual (ou seja exige memória virtual paginada). Foi desenvolvido em meados dos anos 70 do séc. XX pela Digital Equipment Corporation (DEC). O VAX foi entendido como o exemplo perfeito da arquitectura de processamento CISC, com o seu largo número de modos de endereçamento e de instruções de máquina, incluindo instruções para operações tão complexas como a inserção e remoção em filas de espera (queue) e a avaliação polinomial.

CRAY 1



Cray – A Cray Research, empresa de Seymour Cray, criou em 1974 o primeiro supercomputador vetorial (Cray), com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória, empregado em pesquisas científicas e militares.

PDP 11



PDP-11 foi uma série de minicomputadores de 16 bits fabricada pela empresa Digital Equipment Corp. nas décadas de 1970 e 1980. Foi pioneira na interconexão de todos os elementos do sistema — processador, memória RAM e periféricos — a um único barramento de comunicação, bidirecional, assíncrono. Este dispositivo, chamado Unibus permitia aos dispositivos enviar, receber ou trocar dados sem a necessidade de uma passagem intermediária pela memória. A série PDP-11 foi uma das séries de minicomputadores mais vendidas de sua época e uma das primeiras a executar o SO Unix, desenvolvido nos Laboratórios Bell.

PDP 8



Em 1965 o famoso MiniComputador da extinta Digital (DEC), O PDP-8 foi um sucesso de vendas a partir de seu lançamento. Era uma “pequena” máquina de 12 bits. O PDP-8 era “pequeno o suficiente para ser colocado na mesa” (mais ou menos o tamanho de um frigobar) e simples o suficiente para ser utilizado por várias pessoas. O PDP-8 foi importante na sua época pois foi o primeiro computador a ser comprado por usuários finais e como alternativa para vários sistemas em data centers. Ele tinha em sua configuração original 6 Kb de memória expansíveis até 32 Kb, que eram controlados com hardware adicional. Inicialmente o PDP-8 tinha 8 instruções e 2 registradores, versões posteriores adicionaram mais um registrador.

CDC 6600



O CDC 6600 era um computador mainframe da Control Data Corporation, lançado inicialmente em 1964. E geralmente considerado o primeiro super computador bem sucedido, superando o seu predecessor mais rápido, IBM 7030 Stretch, em 3 vezes. Ele foi o computador mais veloz do mundo de 1964 até 1969, quando ele cedeu o título ao seu sucessor, o CDC 7600. Os principais objetivos do CDC eram as aplicações científicas e programas de tempo compartilhado. Como sendo considerado o primeiro supercomputador.

PDP 1



PDP-1 (Programmed Data Processor-1) era o primeiro computador em Digital Equipment Corporation's PDP a série e foi produzida primeiramente dentro 1960. É famoso para ser o computador o mais importante na criação de hacker cultura, em MIT, BBN e em outra parte. O PDP-1 era também a ferragem original para jogar a história primeira computarizada jogo video, Steve Russell's, Spacewar!

IAS



IAS - Em 1946, Von Neumann e seus colegas começaram o projeto de um novo computador de programa armazenado.
Por ter sido construído no Instituto de Estudos Avançados, em Princeton, esse computador é conhecido como IAS(Institute for Advanced Studies). Embora construído em 1952 ,o IAS constitui o protótipo de todos os computadores de propósitos gerais subsequentes.

IBM 360



Um dos primeiros computadores a utilizar circuitos integrados foi o IBM System/360 (S/360), lançado em 1964. Avançadíssimo para a época, fez com que todos os outros computadores fossem considerados totalmente obsoletos, fazendo com que a IBM vendesse mais de 30.000 computadores deste. O responsável pela arquitetura do S/360 foi Gene Amdahl.
É o primeiro computador IBM que podia ser comandado a partir da digitação de caracteres numa máquina de escrever (Selectric typewriter console), visível na fotografia.
O IBM 360 admitia ainda a possibilidade de funcionar on-line, isto é, podiam-se-lhe conectar terminais à distância, através de linhas telefónicas, para execução de algumas tarefas. Foi um dos percussores do teleprocessamento e das redes de comunicação de dados.

B5000



Em 1963 foi criada a primeira máquina projetada para uma linguagem de alto nível. A "Burroughs" lançou o B5000 que objetivava rodar programas em ALGOL 60. O projeto deste computador incorporava várias características ao hardware tentando facilitar a tarefa de compilar programas. Fortificou-se a idéia de que o software é uma peça importante do projeto de uma máquina.

EDSAC


EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Calculator) foi um dos primeiros computadores fabricados no Reino Unido em 1949. Foi criado por Maurice Wilkes na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Foi inspirado no trabalho de John von Neumann na máquina EDVAC. O EDSAC foi o primeiro computador operacional em grande escala capaz de armazenar seus próprios programas.  


ENIAC


O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company. Ajudou a auxiliar o exército norte-americano a fazer cálculos de balística.


MARK I



O ASCC (Automatic Sequence Controlled Calculator), chamado de Mark I pela Universidade de Harvard, foi o primeiro computador digital automático de larga escala desenvolvido nos Estados Unidos da América. Ele foi construído em 1944 num projeto da Universidade de Harvard em conjunto com a IBM.

COLOSSUS



Colossus foi um computador inglês projetado em Bletchley Park, o primeiro computador eletronico, criado em 1943 durante a Segunda Guerra Mundial pela equipe liderada por Alan Turing. Seu principal objetivo era fazer a criptoanálise de códigos ultra-secretos utilizados pelos nazistas, criados com a máquina Lorenz SZ 40/42.

ZUSE Z1



Em 1936 Konrad Zuse, com a ajuda de vários amigos, começou a construir um calculador mecânico, na "sala de estar" do apartamento dos seus pais em Berlim. Este calculador utilizava um sistema binário constituido por "pinos" cravados numa régua metálica onde podiam ocupar duas posições. Esta técnica era diferente da usada nos calculadores mecânicos da época que utilizavam engrenagens com 10 "dentes". Este computador eletro-mecânico representa um marco histórico pois é considerado a primeira máquina binária programável do mundo. O Z1 foi o primeiro de uma série de computadores produzido por Konrad Zuse. Os sucessores Z2 e Z3 seguiram as mesmas idéias e princípios presentes no Z1.